quarta-feira, 16 de novembro de 2011

PROJETO MULTICULTURAL DO MATO GROSSO

ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ASSESSORIA PEDAGÓGICA DE PRIMAVERA DO LESTE
ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE

ALEXANDRA CRISTINA ANDRADE


PROJETO MULTICULTURAL DO MATO GROSSO
NA ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE
ENSINO MÉDIO – 3º ANO B
SANTO ANTÔNIO DO LEVERGER

Primavera do Leste
Novembro/2011

Projeto multicultural e interdisciplinar desenvolvido no terceiro ano do ensino médio, envolvendo todas as disciplinas para o aprendizado dos aspectos geográficos, sociais, econômicos, políticos, históricos e culturais da cidade de Santo Antônio do Leverger.

1. JUSTIFICATIVA:

O trabalho será desenvolvido com todas as turmas da Escola Estadual Paulo Freire de Ensino Médio. O projeto envolve todas as disciplinas e aborda algumas cidades turísticas e históricas do Mato Grosso.
O Estado do Mato Grosso possui 141 municípios e foram selecionados treze municípios para os professores e seus alunos apontarem aspectos históricos, geográficos e econômicos, culturais, entre outros. Segue abaixo a listas das cidades e os professores responsáveis por cada turma.

PROJETO DIVERSIDADE CULTURAL DO ESTADO DE MATO GROSSO

CIDADES TURÍSTICAS
 JACIARA – 1º J e 1º E = MARCOS / ANA PAULA
 NOBRES - 1º B = LIDIA / SHEILA
 PRIMAVERA DO LESTE – 1º C = ELOISA
 CHAPADA DOS GUIMARÃES – 1º D = DANIELA VÁRZEA GRANDE – 1º I = ELIZABETE
 BARRA DO GARÇAS – 1º G = AURISVALDO / ELIZABETE

CIDADES HISTÓRICAS

 BARRA DO GARÇAS – 3º A = DIEGO / JOSÉ CARLOS
 CÁCERES – 2º C = SIMÉIA
 CHAPADAS DOS GUIMARÃES – 2º A = ROZELIA
 VILA BELA DA SANTISSIMA TRINDADE – 1º L = MAIDI
 CUIABÁ – 2º B e 2º D = ANA DIRCE / GREICILENE
 POCONÉ – 1º H e 1º F = ANA CÉLIA / ALINE
 POXORÉU – 2º E e 1º A = LEODÉCIO / DANIELA
 SANTO ANTONIO DO LEVERGER – 3º B = ALEXANDRA

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL

• Proporcionar ao aluno conhecimento sobre o Estado de Mato Grosso, destacando aspectos relevantes acerca de algumas cidades representantes do projeto;
• Interdisciplinaridade e integração entre alunos.

2.2. OBJETIVO ESPECÍFICO

• Buscar informações históricas, geográficas, sociais, econômicas, físicas, matemáticas e culturais sobre os treze municípios referentes ao projeto;
• Promover a interação e integração dos alunos durante o desenvolvimento do projeto, concomitante todas as disciplinas envolvidas.

3. METODOLOGIA

Os primeiros procedimentos foram realizados no segundo bimestre, a sala foi dividida em grupos, sendo cada grupo responsável por uma música típica regional de livre escolha. Em seguida, os grupos fizeram a versão em inglês das músicas, abaixo um exemplo de uma música típica regional:

É BEM MATO GROSSO

É bem Mato Grosso
O guaraná ralado
O pacu assado
Manga madura no quintal

É bem Mato Grosso
Banho de rio ou cachoeira
Pescaria no Teles Pires
Araguaia ou Pantanal

É bem Mato Grosso
Festa de santo
Churrasco, pixé, caju

É bem Mato Grosso
Bombo, viola de cocho
Siriri e Cururu

É bem Mato Grosso
Belas igrejas
Casarões coloniais
Festas de rodeio
Praias, festivais

É bem Mato Grosso
Grandes rebanhos
Plantações fenomenais
Um povo hospitaleiro
Como não se viu jamais

É bem Mato Grosso
O sol mais quente que há
Aquela bem geladinha
A morena e a loirinha
Que faz a gente suspirar

É bem Mato Grosso
Um bailão de rasqueado
Ninguém fica parado
Até o dia clarear

É bem Mato Grosso!


“It is well Mato Grosso”

It is well Mato Grosso
Guarana shredded, roast pacu
Ripe mangoes in the backyard

It is well Mato Grosso
Swimming in the river or waterfall
Fishing in the Tele spires
Araguaia or Pantanal

It is well Mato Grosso
Bombo, viola de cocho
Siriri and Cururu

It is well Mato Grosso
Beautiful churches
Colonial mansions
Rodeo Events
Beaches and festivals

It is well Mato Grosso
Large herds
Phenomenal plantations
Hospitable people
As there has never been seen

It is well Mato Grosso
The sun is the hottest ever seen
That beer pretty ice
The brunette and blonde girls
What make us sigh

It is well Mato Grosso
A nice dance of strumming
Nobody still stand
Untill sun rises

É bem Mato Grosso!


No terceiro bimestre, os alunos fizeram pesquisas no laboratório de informática a fim de obter mais informações da cidade de Santo Antônio do Leverger e planejada pela turma, professor e equipe gestora uma pesquisa de campo, isto é uma viagem para a cidade.

No início do quarto bimestre foi agendada a viagem para o dia 19 de novembro, alunos da turma, professor da turma e alguns membros da diretoria. Vale lembrar que a ida destes alunos só será possível mediante a autorização escrita dos pais, mesmo para aqueles que já são maiores de idade. Previamente foi agendada a visita com a secretaria de turismo da cidade de destino e feito um cronograma dos lugares que serão conhecidos.

CRONOGRAMA DA VIAGEM A SANTO ANTÔNIO DO LEVERGER


1º BIMESTRE 2º BIMESTRE 3º BIMESTRE 4º BIMESTRE
Apresentação do projeto Sala dividida em grupos, os grupos escolheram uma música típica e fizeram a versão em inglês Os alunos fizeram pesquisas no laboratório de informática a fim de obter mais informações da cidade de Santo Antônio do Leverger e planejada pela turma, professor e equipe gestora uma pesquisa de campo, isto é uma viagem para a cidade.
Foi agendada a viagem para o dia 19 de novembro, alunos da turma, professor da turma e alguns membros da diretoria. Vale lembrar que a ida destes alunos só será possível mediante a autorização escrita dos pais, mesmo para aqueles que já são maiores de idade. Previamente foi agendada a visita com a secretaria de turismo da cidade de destino e feito um cronograma dos lugares que serão conhecidos.



No início deste bimestre a professora responsável determinará os pontos históricos da cidade que serão visitados pela turma.

4. RESULTADOS ALCANÇADOS

Os resultados obtidos durante a viagem no dia 19 deste mês e serão postados posteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário